
"A APAVE vai além das Rodas de Conversa e dos Dias de Floresta. Desenvolvemos ações que conectam Sociedade e Poder Público em torno de um objetivo comum: a conservação da natureza e o cuidado com o nosso futuro".














PRESENÇA DA APAVE
A APAVE valoriza o estar juntos promovendo Rodas de Conversa e Dias de Floresta, buscando ações concretas de articulação da Sociedade junto o Poder Público para efetivação de políticas públicas inteligentes e inovadoras de conservação da Natureza e da Biodiversidade para todo o sempre!

1. ARTICULAÇÕES COM O PODER PÚBLICO
Atuamos há mais de uma década de forma 100% voluntária e apartidária junto ao Poder Público para a preservação dos últimos remanescentes de florestas no Paraná.
Em Curitiba a APAVE realizou articulações ao longo das gestões: Ducci (2009-2012), Fruet (2013-2016), Greca (2017-2020) e (2021-2024), e atualmente junto à gestão Pimentel (2025-2028). Ao longo dessas gestões conseguiu promover significativos avanços nas Leis Municipais relacionadas com as Reservas Particulares do Patrimônio Natural Municipal (RPNNM).

2. CRIAÇÃO DE NOVAS RESERVAS
De 2011 a 2021contribuiu para um significativo aumento das RPPNMs criadas em Curitiba e para a criação de uma RPPN em Campo Largo. Atualmente Curitiba é considerada a
"Capital Brasileira das RPPNs" com 54 reservas criadas! Até o final de 2021 serão 66!

3. TRANSPARÊNCIA
A APAVE estabelece a sua comunicação com o Poder Público de forma 100% transparente por meio de cartas abertas para a sociedade.
Por meio delas a APAVE declara publicamente suas propostas e posicionamentos, apresentando para o Poder Público soluções inteligentes e inovadoras para tratar das questões ambientais.

As áreas verdes da Região Metropolitana de Curitiba estão sob constante ameaça. A ocupação urbana avança sem freios, apagando florestas, poluindo rios e fragmentando ecossistemas inteiros.
Em Curitiba e em seus municípios vizinhos — como Colombo, Piraquara, São José dos Pinhais e outros — os impactos da urbanização colocam em risco não apenas a biodiversidade, mas também o abastecimento de água e a qualidade de vida de milhões de pessoas.
Os mananciais que alimentam nossas casas estão localizados justamente nessas regiões verdes que insistem em resistir: Passaúna, Iraí, Piraquara I e II, Miringuava.Apesar de ainda termos 43,68% de áreas verdes em Curitiba, a maioria (34,70%) está em propriedades particulares, e apenas uma pequena parcela (8,98%) pertence ao poder público.Isso mostra o quanto a proteção das áreas privadas é essencial — e é exatamente aí que entra a APAVE.
AÇÕES COLABORATIVAS
🤝 Uma ação colaborativa com a participação de voluntários, moradores locais, especialistas e apoiadores, conseguimos gerar uma base de dados rica e precisa, valorizando o conhecimento local e fortalecendo o vínculo entre as pessoas e a natureza.
📍 Você pode conferir esta e as observações registradas no iNaturalist e até contribuir com novas descobertas!

ZIG KOCH

ZIG KOCH

ZIG KOCH

ZIG KOCH
RPPNS

✅ Ampliam as áreas protegidas no país

✅ Conservam espécies endêmicas, raras e ameaçadas

✅ Apoiam atividades de pesquisa científica, turismo sustentável e educação ambiental

✅ Crescem de forma significativa em áreas urbanas e rurais
Em 2025, as Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) completam 35 anos de existência, reafirmando seu papel fundamental na proteção da biodiversidade brasileira.
Criadas pela Lei nº 9.985/2000, que instituiu o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC), as RPPNs são a única categoria de Unidade de Conservação que nasce a partir de um ato voluntário do proprietário da área. Um compromisso perpétuo, registrado na matrícula do imóvel, que transforma a propriedade em um refúgio natural para todo o sempre.
Hoje, o Brasil conta com mais de 1.700 RPPNs, que juntas protegem voluntariamente mais de 808 mil hectares de áreas naturais. No Paraná, são 293 reservas, preservando mais de 53 mil hectares de florestas, rios, fauna e flora nativa!
CRIE SUA RPPN
SEJA UM PRODUTOR DE NATUREZA!
Preencha nosso formulário e registre seu interesse!

🌱 O ICMS Ecológico é uma ferramenta que valoriza municípios que protegem a natureza. Por meio dele, parte do imposto ICMS é redistribuído para cidades que abrigam áreas de conservação, mananciais de água e ações ambientais relevantes.

