Sobre as RPPNs

Em 2020 as Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) completaram 30 anos de existência!

A categoria foi incluída no Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) pela Lei n° 9.985/2000, que em 2020 comemorou 20 anos de existência. Trata-se da única categoria de Unidade de Conservação (UC) onde a criação se dá por um ato voluntário do proprietário(a) da área natural.

As RPPNs brasileiras são reconhecidas como uma das maiores iniciativas de conservação voluntária de áreas naturais particulares em todo o mundo. Juntas as mais de 1.700 reservas existentes conservam de forma 100% voluntária mais de 808 mil hectares de áreas naturais e biodiversidade "para todo o sempre", sendo o compromisso de criação registrado em caráter perpétuo na matrícula do imóvel. No Paraná são 293 reservas que juntas protegem mais de 53 mil hectares de natureza!

As RPPNs contribuem para a realização de atividades de turismo sustentável, pesquisa científica e educação ambiental. Contribuem também para a ampliação das áreas protegidas no país, apresentando índices altamente positivos para a conservação, para a proteção da rica biodiversidade de fauna e flora dos biomas brasileiros e para a preservação espécies endêmicas, raras e ameaçadas de extinção.

As RPPNs são na atualidade a modalidade de Unidade de Conservação que mais cresce em todo o Brasil protegendo a natureza em áreas urbanas e rurais!

Participe desse movimento voluntário! Crie a sua RPPN!

Realização e Organização.png